quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reflexão do acompanhamento das Práticas Docentes 2012


Reflexão do acompanhamento das práticas docentes

Durante o ano de 2012 realizei observações em algumas classes e acompanhei as práticas docentes de todos os educadores.
Com a chegada das professoras concursadas nos PAC’s e a implantação da lei 11.738/2008 (Lei do 1/3), realizei um acordo com as educadoras que o planejamento semanal fosse realizado em conjunto todas as sextas – feiras e que a entrega fosse feitas todas as segundas – feiras. Durante este ano não houve problemas com pontualidade na entrega e não foi preciso ressaltar sobre a importância deste instrumento de registro.
Observei os registros realizados e fiz algumas intervenções escritas no próprio semanário, pois existem alguns professores novos que apresentam dificuldade neste momento de registro, dificultando o entendimento de outra pessoa compreender o que será desenvolvido.
As atividades permanentes não estavam sendo tão enfatizadas pelas professoras, pois as mesmas acreditavam que se perdia muito tempo e que as crianças se dispersavam com grande facilidade.
Realizei uma intervenção com todas as professoras do período matutino e as orientei sobre a importância deste momento durante a rotina escolar e sobre as modalidades organizativas. Após esta intervenção observei que uma das professoras estava apresentando dificuldades no momento da chamadinha e calendário. Orientei a educadora sobre a maneira de como realizar a atividade e pude notar uma melhora, porém às vezes a mesma apresenta algumas dificuldades em se organizar dentro da sua rotina.
Observei as aulas em outra classe e percebi o quanto a professora se empenha, se dedica e desenvolve a sua aula com grande prazer. Suas aulas estão sempre bem planejadas, seus alunos demonstram grande envolvimento e participam ativamente de todas as atividades propostas. Suas aulas são bem dinâmicas e o grande diferencial foi o trabalho com o seu projeto didático sobre os meios de transporte. A educadora trouxe inovações e fez revoluções durante suas aulas.
Durante os dois dias de planejamento no mês de julho, realizei duas oficinas com toda a equipe escolar, umas sobre danças e brincadeiras circulares e a outra sobre jogos matemáticos. As oficinas foram dinâmicas e desafiadoras, todos os participantes estavam envolvidos e demonstraram grande interesse. Os objetivos das oficinas foram alcançados e durante a próxima semana havia jogos matemáticos e brincadeiras circulares inseridas no planejamento das educadoras.



Fernanda Kelly Vieira Dias
Coordenadora Pedagógica

0 comentários:

Postar um comentário