quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Olhar investigativo sobre Matemática



Olhar investigativo sobre matemática

A área da matemática nem sempre é bem desenvolvida com as crianças na educação infantil, principalmente nos anos inicias (Mini –Maternal e Maternal). Muitos professores apresentam tal dificuldade, pois não tem pleno domínio do conteúdo ou até mesmo por não se sentirem seguros em trabalhar com algo que para eles foi traumatizante.
Durante o ano de 2011 a coordenadora Luana Honorato realizou uma oficina sobre jogos matemáticos no Curso para coordenadores na Secretaria de educação de Taboão da Serra e nos apresentou alguns jogos muito interessantes e aprendemos a jogá-los de uma maneira bem lúdica e na prática.
Durante este ano de 2012 ao iniciar o meu trabalho no PAC Dorinha, desenvolvi um olhar investigativo sobre a área da matemática e percebi que não estava sendo trabalhada de maneira significativa com as crianças, pois ficava somente na contagem oral, leitura de cartazes numéricos ou jogos de encaixar (legos).
Realizei no mês de julho durante o planejamento uma oficina sobre Jogos Matemáticos com toda a equipe da unidade escolar. Primeiramente realizei uma atividade diagnóstica com os professores sobre as lembranças matemáticas. Muitos relataram que não gostam de matemática, pois quando estudavam seus professores não eram dinâmicos e sempre solicitavam a memorização da tabuada para posteriormente fazerem “chamadas orais”, o que de certa forma chegou a “traumatizá-los” e apresentarem resistência pra desenvolverem atividades mais criativas com relação à matemática.


Iniciei a oficina realizando este debate sobre as lembranças matemáticas e posteriormente falei sobre a importância dos jogos. Consequentemente trabalhei a história do tangran e proporcionei que os educadores jogassem e construíssem imagens sobrepondo a modelos preestabelecidos. Foi um sucesso, as professoras ficaram tão empolgadas que não queriam mais parar de montar as figuras, pois ficavam extasiadas ao verem que tinham conseguido montar as figuras. Foi incrível!
Enfim, começamos a trabalhar com os jogos matemáticos. Apresentei as regras dos jogos e mostrei como eles foram confeccionados, pois o material utilizado para a construção dos mesmos foram caixas de papelão, E.V.A e caixas de gelatina. Após este momento começamos a praticar tudo o que eu havia falado, todos os participantes começaram a jogar e todos bem empolgados brincaram muito e parabenizaram a iniciativa do planejamento ter sido tão diferente e muito significativo.

Recebi até um bilhetinho no final da oficina de uma educadora que dizia o seguinte: “Fernanda, quando eu crescer quero ser igual a você. Parabéns!”. Fiquei super emocionada e lisonjeada por receber tal elogio.
Na semana seguinte, após o planejamento percebi por meio dos semanários que eu tinha alcançado o meu objetivo. Havia registrado em todos os planejamentos das professoras os jogos para serem trabalhados com as crianças. Percebi então o quanto tinha sido significativo a oficina que eu planejei e ministrei.
A reação das crianças foi incrível, ficaram admiradas ao verem os jogos em tamanho grande e poderem brincar com algo novo e diferente. A principio foi mais complexo para as crianças compreenderem as regras dos jogos, mas com o passar do tempo os educandos jogam somente com a supervisão e intervenção dos professores. Os jogos estão inseridos nos planejamentos semanais todas as semanas, ou seja, as professoras inseriram, estão retomando e aos poucos sistematizando as habilidades desenvolvidas com os jogos.
Hoje percebo que a matemática se tornou significativa para as crianças e para as professoras, pois realizam tais atividades com grande empenho e prazer.
Alcancei meus objetivos!!!
Vamos conferir as fotos das crianças brincando com os jogos???
Jogo Estradinha Colorida


 Jogo da Cerca

Jogo do Apartamento

 Jogo Corrida das Fichas

 Jogo do Apartamento

0 comentários:

Postar um comentário