quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Texto: Em busca dos Saberes Perdidos


Pessoal,
Vou compartilhar  com vocês um texto que eu e a minha amiga Fernanda Oliveira escrevemos fazendo a reflexão de um encontro do curso de coordenação pedagógica...
Modéstia parte ele ficou maravilhoso...

Em busca dos Saberes perdidos

Era uma vez na terra da Taboa um grupo de pessoas que buscavam ampliar seus conhecimentos na área de coordenação pedagógica.
Durante uma noite muito fria tínhamos que chegar ao nosso destino.
- Eu vou, eu vou pro curso agora eu vou. Pa Ra Ra TIM bum PA Ra Ra TIM bum... Eu vou, eu vou...
Caminhamos muito, havia trânsito, chuva e muitos contratempos, mas enfim conseguimos chegar.
- Ufa! Chegamos.
Derepente nos deparamos com um grupo muito grande de pessoas que estavam no mesmo local buscando trocas de saberes. Enfim, estavam todos perdidos como nós.
A ansiedade era enorme, pois queríamos saber o que viria pela frente, o que iríamos encontrar ali. Eis que surge a fada dos saberes com uma voz doce, um olhar meigo e uma segurança encantadora no que diz.
-Boa noite queridos cursistas.
Desconfiados do que iríamos fazer naquele encontro a fada dos sabres apareceu com um sua varinha mágica e iluminou o ambiente e disse:
- Estou aqui para ajudá-los, não fiquem nervosos. Para se acalmarem farei a leitura da crônica “A Rapadura” da autora Raquel de Queiroz.
Todos ouviram atentamente a leitura, em meio há muitos risos e apreciações.
Não havendo mais nenhum obstáculo, a fada deu continuidade ao curso. Lembrou-se a fada que o grupo deve seguir alguns combinados. A noticia pairou sobre o ar, mas logo em seguida ficamos aliviados, pois não era nada assustador.
Amedrontados com a pergunta feita pela fada. “Quem leu o texto???” . Todos muito assustados imaginando serem castigados, olharam um para o outro e ninguém disse nada.
Surgiu então a divisão.
Pequenos grupos se reuniram e discutiram o que era melhor: O Empirista ou o construtivista.
Conversas vão, duvidas vem e nada era decidido, era um assunto devastador.
Ao passar das horas com a ajuda da fada transformamos essas duvidas em informações.
Com seu jeito cativante e sua simpatia, nos propôs um desafio: Trocar saberes sobre a difícil arte de educar.
E para a felicidade de todos chega o momento tão esperado, já estava na hora do lanchinho. Todos muito famintos devoraram tudo o que havia em cima da mesa.
Após o suntuoso lanche, a fada nos conduziu novamente a sala e partiu para o momento mais perigoso da noite. A história da professora Ana.
Era arrepiante o modo da professora Ana conduzir sua aula. Eram muitas informações, havia muitas divergências mas aos poucos foi piorando. Ana tinha boas intenções, só não sabia de que maneira utilizá-las. Inúmeras pessoas deram opiniões e sugerimos uma transformação quase que radical para a professora Ana.
Embora empolgados em resolver os problemas da professora era necessário partir para nossas casas em busca de uma solução.
Passaram-se alguns dias e noites até que chegou o dia da nova assembléia.
Em meio a um temporal, com raios e trovões finalmente chegamos ao nosso destino.
Estávamos inquietos para saber qual era o grande mistério da noite. A fada então propôs “Mudança” de Clarice Lispector para iniciar o nosso encontro. Todos ficaram perplexos a partir da reflexão, pensando nas necessidades de estarmos mudando em busca de uma luz no final do túnel.
Duas discípulas fizeram leituras especiais. Uma leu o perfil do seu grupo por meio de uma poesia e a outra a leitura do perfil de coordenadora pedagógica, ambas arrancaram aplausos da fada e dos discípulos presentes.
Logo depois a professora Ana surge novamente em nossos caminhos, derepente aconteceu o imprevisível, as coisas mudaram.
Ana já não estava com tanta dificuldade, mas nós estávamos incumbidos em ajudá-la, pois queria de toda maneira alfabetizar seus alunos de pré - escola.
Famintos novamente, devoramos tudo...mas tudo mesmo o que havia no lanche, eram enroladinhos de presunto, tortas de maçã. Hum, que delicia!
Todos de barriga bem cheia....a cena se repetiu. A fada conduziu a divisão dos grupos em meio a uma missão: desvendar os mistérios mais perigosos e encantadores dos guerreiros da coordenação pedagógica. A batalha de sistematizar as práticas dos professores e coordenadores estava traçadas e assim o tesouro teria que ser descoberto. Seguimos pistas, trocamos sugestões, mas o final desta história é você que construirá. 

0 comentários:

Postar um comentário